Benefícios do artesanato como terapia
A prática de trabalhos manuais oferece diversos fatores que aumentam a autoestima e melhoram o estado emocional por completo. Costurar, bordar, pintar e recortar são formas de relaxar e aliviar o estresse do dia a dia, ou então de um evento traumático.
A produção estimula a concentração, a criatividade e o desenvolvimento de outras habilidades, a partir do aprendizado de algo novo.
Pode servir como passatempo, terapia ou até mesmo fonte de renda. O importante é que criar com as próprias mãos e ver o trabalho pronto é uma forma de se expressar por meio da técnica e se sentir capaz e produtivo. Com isso, o artesanato traz sensação de prazer e bem-estar, além de aumentar a autoestima e a confiança.
A atividade ajuda a tratar e prevenir problemas como depressão, transtornos de humor e doenças mentais. A prática de diferentes técnicas artísticas serve como apoio terapêutico, buscando o objetivo de melhorar a capacidade de expressão e de comunicação das pessoas. Também é uma ótima opção para idosos, servindo como forma de ocupação, lazer e integração.